B1 ( tiamina ) Principais benefícios: Metabolismo de macro-nutrientes e sistema nervoso. Fonte: Cereais integrais, verduras, hortaliças e legumes, carnes magras, vísceras, gema de ovo e grãos integrais. Indicação: A deficiência da vitamina B1 é rara e é chamada de Beribéri. Seus principais sintomas são relacionados ao Sistema Nervoso Central pela falta de glicose ( desordem no metabolismo dos carboidratos ), como a fadiga, depressão, instabilidade emocional, anorexia e retardo no crescimento. O distúrbio ocorre em alcoólatras ou em regiões onde a alimentação básica é de cereais refinados.
B2 ( riboflavina ) Principais benefícios: Formação de anticorpos e glóbulos vermelhos, metabolismo de macro-nutrientes, crescimento, reprodução e cicatrização. Fonte: Carne, peixe, ovos, leite e derivados, cereais integrais, legumes e hortaliças. Indicação: em casos de depressão e na acne rosácea.
B3 ou PP ( niacina ) Principais benefícios: Metabolismo de macro-nutrientes, produção de hormônios sexuais e síntese de glicogênio. Fonte: Carne magra, vísceras, amendoim, aves, peixes, legumes e cereais completos ( ricos em fibras, minerais e vitaminas ). Indicação: esclerose múltipla, nevralgia do trigêmio, ansiedade e hipercolesteronemia ( aumento de colesterol ).
B5 ( àcido pantotênico ) Principais benefícios: O ácido pantotênico auxilia a glândula supra-renal, renovando seu suprimento de hormônios do estresse e mantendo a glândula em perfeita saúde. Fonte: bife de fígado, presunto, salmão, caranguejo, lagosta, atum, queijo e ovos. Indicação: problemas como osteoartrites, artrite reumatóide, anemia, estresse, eczema e ateroesclerose.
B6 ( piridoxina ) Fonte: cereal integral, levedo de cerveja, farelo e germe de trigo, melão, banana, abacate, suco de tomate, salmão, carne branca de galinha, bife de fígado e truta. Indicação: Tensão Pré Menstrual (TPM). A piridoxina alivia o edema associado à segunda metade do ciclo menstrual, bem como os sintomas de irritabilidade, dores de cabeça, depressão, inchaço das mamas, gases abdominais e constipação, tratamento de problemas neurológicos, síndrome do túnel de carpo e depressão.
B9 ( ácido fólico ) Principais benefícios: Formação do DNA, formação e maturação de glóbulos brancos e vermelhos. Fonte: Verduras de folhas verdes, cereais, legumes, vísceras e feijão. Indicação: na gestação, evitando que o feto desenvolva defeitos do tubo neural, na síndrome das pernas irriquietas, na depressão, além de inflamações e distúrbios no estômago e intestino.
B12 ( cianocobalamina ) Principais benefícios: Funcionalidade das células nervosas, formação de hemácias e glóbulos vermelhos, metabolismo de macronutrientes, auxílio na absorção e no metabolismo de ácido fólico. Fonte: Carne, bife de fígado, presunto, salmão, caranguejo, atum, queijo e ovos. Indicação: fadiga, diabetes, dermatite seborréica, asma e anemia. C ( ácido ascórbico ) Principais benefícios: Ação antioxidante, resistência a infecções, auxilia na absorção de ferro, produção e manutenção do colágeno ( proteína que mantém as células e os tecidos unidos ). Fonte: Frutas cítricas ( laranja, limão e tangerina ), acerola, morango, goiaba, pimenta vermelha e verde, suco de grapefruit, melão, papaia, kiwi, couve de bruxelas, verduras e hortaliças ( brócolis, espinafre e repolho ). Indicação: cicatrização de feridas, atua sobre os estados alérgicos beneficiando o sistema imunológico. É um potente antioxidante.
Fonte: Larousse da Dieta e da Nutrição / http://www2.uol.com.br/menospausa/menprec.htm / http://www.nutrimais.com/nutri/nutrie/vitam_hidro.asp |